Promo Assessoria de Imprensa: restaurante curitibano precisa de boas citações na imprensa

 Assessoria de Imprensa:  restaurante do Batel relança produto e precisa de boas citações na imprensa  curitibana

Resposta à Promo Assessoria de Imprensa.

Nós damos o caminho das pedras, dando sequência  à boa conversa sobre assessoria de imprensa

(Curitiba, 09/05/2014) – Dando sequência à boa conversa sobre assessoria de imprensa,  hoje respondemos à segunda  pergunta enviada por internauta sobre como melhorar a divulgação do seu  restaurante na imprensa curitibana. Por questão de privacidade não mencionaremos o nome do  restaurante que chamaremos de Y.

O texto é longo,  mas é uma exposição bem completa para  ajudar efetivamente no aumento de vendas de refeições desse restaurante no dia mais nobre: sábado  , quando  comercializa refeições na faixa de  R$60, por pessoa.

Antes de qualquer consideração, vale deixar claro que para  um estabelecimento estar aparecendo bem na imprensa precisa antes de tudo ter  produto e serviço de qualidade para disponibilizar ao mercado. Estando esse requisito atendido, entramos na etapa dois:  promoção/ divulgação do estabelecimento gastronômico na imprensa.

Aqui entra o  nosso escritório (Jaqueline Pereira Comunicação)  com  três  áreas  alinhadas:  relações públicas,  assessoria de imprensa   e branding.

Ah, vale lembrar de que todas as informações as quais vamos abordar nesse estudo de caso trata-se de trabalho para divulgação em espaços de mídia espontânea, ou seja, publicações obtidas pelo trabalho profissional de assessoria de imprensa de oferecer matérias sobre o “restaurante Y” aos jornalistas de editoria de gastronomia. Quando essas sugestões de pauta são bem aceitas pela imprensa, acabam  sendo inspiração para matérias dos jornalistas especializados de gastronomia.

Da intenção de aparecer na imprensa até aparecer mesmo em espaços editoriais há um caminho delicado a ser percorrido. Vamos lá às nossas estratégias para resolver esse caso !

1. Gastronomia só não basta, precisa ter um algo mais: acrescentar  ao menu de sábado do restaurante uma novidade bem pensada  que surpreenda o   público, seja um espaço kids, seja  sommelier,sejam  vinhos dos bons com valor menos salgado, seja  boa sonorização com Djs ou música ao vivo, tudo isso junto e  bem alinhado  ao gosto  do público alvo fará  com que  o  cliente tenha uma experiência memorável nesse  estabelecimento. Para ajustar todos esses detalhes, o mais acertado é contar com uma agência de branding que pensará  todo esse caminho entre  produtos /clientela/concorrência a fim de propor  soluções   com boa aceitação do público e bom custo benefício. Essa área   de branding atendemos com o apoio de parceiros especializados e com larga experiência.

2. Relações públicas:  tendo um produto bacana e com boas novidades para o público, chegou a hora de pensar nas pessoas que estarão no evento de lançamento/ou relançamento. Contar  com apoio  profissional de Relações Públicas (RP)    antes, durante e depois do evento é fundamental. Não basta mandar os convites para assegurar que os convidados compareçam. Um profissional de RP  com expertise em eventos faz milagres – reúne variedade de clientes, fornecedores de peso, jornalistas, colunistas, pessoas da imprensa,  investidores, artistas, empresários, profissionais liberais, políticos, personalidades, gente de todas as áreas. E no dia o resultado é perfeito: casa cheia e um evento que combina quantidade e a qualidade que o empresário de gastronomia busca para o seu empreendimento. Um dos segredos da nossa área de  relações públicas é  a formatação de uma lista de convidados de primeiríssima qualidade  e trabalhar uma confirmação telefônica bem profissional.

3. Assessoria de imprensa  antes, durante e depois do evento:  a assessoria de imprensa trabalha entre 50 a 60 dias antes do evento para produzir matérias sobre essa nova atração gastronômica. Esse trabalho constitui-se de uma ou três matérias jornalísticas com o mesmo teor das matérias publicadas nas revistas, jornais e blogs de gastronomia, com rigor de texto e de imagens exclusivas produzidas por fotojornalistas. Essas matérias e as notas sobre o novo produto gastronômico são trabalhados com esmerada personalização aos jornalistas de cada tipo de veículo. Para jornal tem um  apelo, rádio tem outro, revistas tem outro e blogs  outro. A ideia aqui é passar vários olhares de um mesmo produto, sem que haja repetição de um mesmo texto a todos os veículos de imprensa. Esse trabalho pode começar até três meses antes do evento quando é necessário conciliar data de divulgação do evento  às datas de veiculação das principais revistas da cidade ou dos principais cadernos de gastronomia dos jornais. Em um mês dá para fazer uma boa ação de assessoria de imprensa, com dois ou três meses de antecedência o resultado será mais amplo – com publicações nas principais  mídias. E após o evento é necessário um trabalho de divulgação muito sutil nas  colunas sociais  e com maior variedade de fotos e pessoas clicadas. Nesse caso de gastronomia, a divulgação pós-evento pode ser  estendida aos  veículos de imprensa de alta sociedade do interior do Paraná e da capital catarinense Florianópolis. Porque o público desse restaurante do Batel pode vir dessas duas regiões que  costumam trazer muitos visitantes à Curitiba.

4. Redes sociais  e promoções: assim que todas as ações de divulgação offline estejam traçadas é necessária  atenção especial à divulgação nas redes sociais (facebook e twitter). Nós cuidados também da  divulgação das fanpages oficiais durante os eventos, sempre de forma muito profissional e com o mesmo “discurso” sobre o produto. Nesse caso do lançamento do produto que terá lista de convidados, não cabe falar do evento  muito tempo antes  na fanpage, vale postar cartaz anunciando novidades no cardápio de sábado. Há 30 dias do evento pode ser uma postagem semanal; a 10 dias do evento  pode chegar a três postagens por semana. E na semana do evento devem ser postadas as matérias publicadas na imprensa em decorrência dos esforços de assessoria de imprensa. Vale também iniciar  sorteios e promoções para a semana seguinte ao evento de lançamento.  O ideal é ter um planejamento  que  deve  ser ajustado semanalmente .

5. Agradecimentos à altura: ainda seguindo na linha da experiência memorável, para fechar com a famosa chave de ouro, nossa experiência mostra que o bem receber o cliente se faz em pequenos detalhes surpreendentes. Para fechar com  chave de ouro toda a receptividade dos convidados, dos parceiros e dos jornalistas que prestigiaram o evento, vale caprichar em um mimo de lembrança ao final do evento.  O brinde  deverá estar  bem alinhado à concepção do produto, ele precisa deixar uma boa mensagem subliminar a ponto de que o convidado sinta-se motivado a recomendar o “restaurante Y” e principalmente a voltar ao estabelecimento e trazendo amigos e eventos corporativos. E no caso dos jornalistas eles ficaram com a referência da qualidade do “restaurante Y” e da receptividade aos pedidos da imprensa para  futuras matérias.

6. Custeio de brindes e patrocínios: os brindes ao final do evento podem ter patrocínio de apoiadores do evento ou mesmo da vinícola fornecedora do restaurante. Esse detalhe é costurado pela agência de branding. Todos os itens bem amarrados acabam saindo muito em conta. Porque muitos parceiros entram com  seu produto e a moeda de troca são os merchandisings.

    Você deve estar se fazendo duas  perguntas: quanto isso custará ao restaurante ? Qual resultado prático?

 A imprensa mencionar bem uma empresa em reportagens é uma das melhores propagandas que um restaurante pode ter e que traz retorno garantido.

Para um restaurante colocar em prática as ações que  mencionamos, os valores  de fee mensal de uma assessoria de imprensa em Curitiba variam entre R$ 1900 a R$ 2900/fee mensal.  E quanto aos resultados  desse investimento vale destacar:  a presença constante  da marca do restaurante  na imprensa, atestando sua credibilidade,   produz  impacto positivo sobre consumidores. Outro resultado muito relevante é o aumento das citações do restaurante nos buscadores – que aparecerá frequentemente citado em conteúdo de credibilidade. Ah, além do fee de assessoria de imprensa, ainda há o  honorário da agência de branding que cobra por job e também produz retorno garantido.

* Para  saber  como  nossa assessoria de imprensa  melhorará a divulgação da sua marca,  escreva para  a gente:  contato@jaquelinepereira.com.br

* Autorizada a reprodução do conteúdo,  mediante citação da fonte:  Publicado por Jaqueline Pereira Comunicação.Autora: Jornalista  Jaqueline Pereira (assessora de imprensa, palestrante, professora curso  Marketing Centro Europeu Curitiba) #jaquelinepereiracomunicação #jaquelinepereira.com.b #jornalistajaquelinepereira #assessoriadeimprensa #marketingdeconteúdo

 

 

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