Promo Assessoria de Imprensa:escola particular precisa ser fonte de informação da imprensa em Curitiba

Resposta Promo Assessoria de Imprensa

Escola particular precisa ser fonte de informação da imprensa em Curitiba; nós damos o caminho das pedras

(Curitiba – 29 de abril de 2014)-  Dando continuidade à  conversa boa  sobre assessoria de imprensa, lançada semana passada, vamos responder  à pergunta de um internauta sobre como  uma escola particular pode vencer o desafio de  entrar no noticiário positivo  sobre educação em  Curitiba.Para preservar a privacidade da escola o nome não será citado e a chamaremos de escola Y.

Então o desafio  é  como fazer com que a imprensa lembre-se da  escola Y quando fizer reportagens sobre ensino fundamental e médio e  assim assegurar presença constante no noticiário, em várias mídia , em matérias jornalísticas (mídia espontânea).

O estudo do caso é um texto longo, entretanto traz  orientação completa.

O QUE É ASSESSORIA DE IMPRENSA E O QUE NÃO É

A  proposta para essa escola é a de iniciar e manter diálogo  com a imprensa,  abrindo às portas à imprensa para passar informações de utilidade pública  à sociedade, e assim gradativamente se fazer presente no noticiário de  veículos de imprensa.

Inicialmente, se faz bem necessário fazer a distinção entre o  que é espaço editorial e o que é publicitário. Aqui, nesse texto  tudo que vamos abordar em divulgação relacionam-se aos espaços editoriais, entenda-se matérias imparciais feitas pelos jornalistas e que citam determinada escola particular por conta de  terem conhecimento da  empresa/história/seriedade e constante recebimento de sugestões de pauta ( textos de divulgação produzidos pela assessoria de imprensa).Aqui, a divulgação usa como moeda de troca a informação bem apurada/verdadeira, a credibilidade da escola em questão  e a prontidão no atendimento aos pedidos da imprensa por entrevistados e informações relativas ao universo escolar.

O “modus operandi” é o seguinte: a escola contrata uma assessoria de imprensa profissional e começa a manter contato constante com a imprensa. E todas as matérias serão publicadas de forma independente pela imprensa, inexiste controle do teor da matéria, data de publicação. Já  quando se fala em  espaço publicitário trata-se do  espaço comprado para veiculação de anúncio – em jornal, revista, TV e rádio –  no qual  quem contrata entrega o arquivo com o anúncio  pronto,  e o veículo apenas o publica nos espaços e datas contratadas, pelos valores de tabela praticados.

Reforçamos que ambas as divulgações são relevantes à escola. Entendemos que as atividades de divulgação não se excluem, elas se sobrepõem. Porém, o foco desse estudo de caso é  como a assessoria de imprensa leva uma escola a  estar presente no noticiário de educação.

NOSSAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO

Feitas as devidas considerações, vamos às soluções para a escola Y ser lembrada pela imprensa para reportagens sobre educação particular em Curitiba.

1-      Início do relacionamento com a imprensa: o passo inicial é a preparação da empresa/porta-vozes para lidar com a imprensa.  Ministramos um media training rápido – de 8h a 16 horas. Tempo de desenvolvimento: 5 dias úteis.

2-      Planejamento da divulgação: criação de  planejamento priorizando retorno  em  dois a três meses. Esse trabalho é feito em  quatro mãos: nós, da assessoria de imprensa, entramos com a estratégia e execução da divulgação,  e o cliente com seus objetivos de presença na imprensa  e disponibilidade de atendimento aos pedidos dos jornalistas  (tempo de desenvolvimento: 8 dias, a cada novo release a ser trabalhado).

3-      Sugestões de pauta para  divulgação semestral ou anual:  esses temas serão o ponto de partida para  oferecimento de pautas  à imprensa de veículos impressos  (jornais e revistas) e eletrônicos (TVs e rádios). No decorrer dos meses, esses  assuntos podem ser substituídos por outros  mais pertinentes  tanto aos interesses do assessorado  quanto à  agenda dos grandes assuntos de educação em debate na imprensa (tempo de desenvolvimento 10 dias).

4-      Assessoria de imprensa na prática  I: para resultados mais rápidos,  para  fazer com que a imprensa  especializada  em cidades e educação tome conhecimento da instituição, dos professores do seu quadro e  inovações da escola,   produziremos  um jornal de quatro páginas, formato A4. Esse material apresentará o  corpo docentes e pedagogos da instituição. A ideia é um jornal  com fotos e breve perfil dos professores, com destaque para o assunto que ele domina/especializações/produção científica/áreas que estejam  e apto a dar entrevistas (tempo de desenvolvimento: 12 dias).

5-      Assessoria de imprensa na prática II : redação e distribuição de um a dois releases mensais para estimular a imprensa a abordar  dois assuntos – um sobre  educação e o  segundo tema diretamente ligado à atuação da escola, que tanto pode ser direcionado às  colunas de negócios  como às colunas sociais (tempo de desenvolvimento: 6  a 9 dias trabalho em cima  cada release).

6-      Assessoria de imprensa na prática III: na programação de textos a serem trabalhados na imprensa pode-se incluir elaboração e divulgação de artigos sobre educação, escolhendo tema  relevante para agenda de debates nacional, realidade regional ou temas de desafios presentes no dia a dia escolar (tempo de desenvolvimento: de 5 a 7 dias).

7-      Prazo para trabalhar todas as mídias: desenvolvimento de cronograma de 6 meses para contatar as  seis mídias – jornais impressos, jornais digitais, revistas, TVs e rádios, blogs, sendo uma  ou duas ao mês.

8-      Enfoque do press release (texto de divulgação de imprensa incluindo a escola): sugerimos temas  para manter escola em matérias de educação na linha da  prestação de serviço, abordando  assuntos da agenda da educação –  orientações sobre o volta às aulas; novas avaliações e novas regras que mudam a rotina dos alunos dentro e fora da escola, novas medidas da secretaria de educação, do MEC e demais  órgãos ligados à educação pública e privada, repercussão  e posicionamento sobre polêmicas e debates do universo educacional.

9-      Estimativa de resultados para um semestre:  nossa  experiência de  20 anos mostra  que o constante contato da empresa com a imprensa utilizando serviço profissional de assessoria de imprensa proporciona  a alternância  de matérias em todas as mídias – como por exemplo – saindo um mês em revista e rádio, no outro jornal e TV e blogs.

Se a escola começasse a utilizar assessoria de imprensa hoje, segue a estimativa de resultados esperados para um semestre. Primeiro bimestre: citação em colunas de negócios e educação;  entrevistas em dois veículos sobre  assuntos projetados para o bimestre;  primeira matéria em jornal impresso e online sobre educação e em colunas  especializadas em educação. Segundo e terceiro  bimestres: veiculação da primeira matéria em revistas e TVs e rádios;  veiculação de  matérias em pelo menos em duas delas.

 

       Você deve estar se fazendo duas  perguntas: quanto isso custará a instituição? Qual resultado prático?

 A imprensa mencionar bem uma empresa em reportagens é uma das melhores propagandas que uma instituição de ensino particular pode ter e que traz retorno garantido.

Para uma escola colocar em práticas as ações que  mencionamos, os valores  de fee mensal de uma assessoria de imprensa em Curitiba variam entre R$ 1900 a R$ 2900/fee mensal.  E quanto aos resultados  desse investimento vale destacar:  a presença constante  da marca da escola na imprensa,atestando sua credibilidade,  o que  produz  impacto positivo sobre pais de alunos. Outro resultado muito relevante é o aumento das citações da escola nos buscadores – que aparecerá frequentemente citada em conteúdo de credibilidade .

Na próxima semana, responderemos ao segundo caso enviado por internauta que participou da promo Assessoria de Imprensa. Aguardem.

  • Para  saber  como  nossa assessoria de imprensa  melhorará a divulgação da sua marca,  escreva para  a gente:  contato@jaquelinepereira.com.br
  • * Autorizada a reprodução do conteúdo,  desde que citada a fonte:  Publicado por Jaqueline Pereira Comunicação.Autora: Jornalista  Jaqueline Pereira (assessora de imprensa, palestrante, professora curso Mídias e Marketing Centro Europeu Curitiba) #jaquelinepereiracomunicação #jaquelinepereira.com.b #jornalistajaquelinepereira #assessoriadeimprensa #marketingdeconteúdo

 

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