Perguntas frequentes – Assessoria de Imprensa

Respondendo às perguntas frequentes sobre assessoria de imprensa

1- O que é assessoria de imprensa e o que esperar desse serviço?
Jaqueline Pereira Comunicação: Tratam-se de ações profissionais e especializadas para divulgar/marcas/produtos/carreiras visando à melhor exposição na imprensa. Essa ferramenta de marketing confere relevância às marcas, gera credibilidade e abre oportunidades de novos negócios. Uma agência de assessoria de imprensa cria pontes entre “assessorados/imprensa/opinião pública”.

2- Em quais situações utilizar o serviço?
JPC: Em lançamentos de produtos, eventos relevantes, em situações pontuais – quando os orçamentos são mais enxutos – e em campanhas anuais – quando abrangência da divulgação for maior, mais intensa e com orçamento maior. Usar a ferramenta assessoria de imprensa é fundamental para gerar interesse sobre marcas, e sobretudo quando os seus concorrentes estiverem continuamente presentes em matérias na grande imprensa. E, claro quando marcas/produtos são citados em matérias negativas ou boatos e se faz urgente fazer a gestão de crise de imagem – no mesmo dia, em poucas horas, após a veiculação da menção negativa.

3 – Em quanto depois de contratar o serviço de assessoria de imprensa tempo surgem as primeiras matérias?
JPC: Cada caso é um caso. Não há uma estimativa que seja válida a todas empresas. Em geral, podemos falar que as primeiras matérias são publicadas entre 21 a 40 dias em sites e jornais; nas revistas em dois a três meses, e nas TVs e rádio entre 15 a 30 dias. Já as menções  mais simples, como notas curtas em colunas de negócios e sociais podem ser publicadas em prazos mais curtos de 4/5 dias.

4 – Assessoria de imprensa é um investimento acessível somente às empresas de grande porte?
JPC: Hoje a competição entre os fornecedores de assessoria de imprensa em Curitiba, assim como em todas as capitais brasileiras, propiciou uma variedade de serviços e valores praticados. A relação do preço está embasada nos pilares: quantidade de ações desenvolvidas durante o mês; complexidade e intensidade das ações; expectativas do cliente e orçamento disponível. Hoje há alternativas para pequenas, médias e grandes empresas. Consulte várias fontes para localizar bons fornecedores: colegas da área de marketing e empresários com experiência em  implantação de marketing nas empresas; profissionais de marketing; observe a presença dos fornecedores nas redes sociais, como Facebook e Twitter.

5 – Como a presença na mídia espontânea ajuda uma empresa a vender mais?
JPC: Ao ter a marca continuamente visível na imprensa, ela será mais lembrada e mais procurada pelos clientes potenciais. A ação de assessoria de imprensa agrega mais valor às marcas, abre portas para novos negócios, novas licitações. No setor de tecnologia e hotelaria, as empresas mais citadas são convidadas às grandes cotações. Em todos os setores econômicos, a presença na imprensa é um forte diferencial, muitas vezes decidindo compras. E quando se pode associar a tríade assessoria de imprensa/branding/relações públicas os resultados aparecem mais rápido e corroboram com a aceleração de vendas em períodos de um bimestre.

Quer saber mais sobre como a assessoria de imprensa melhora o a comunicação da sua empresa com o mercado? Envie suas perguntas ao contato@jaquelinepereira.com.br

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