Mostra “Solitude” traz a beleza do dia a dia para o Museu de Fotografia

Mostra Solitude do fotógrafo Mauricio

(Curitiba, agosto de 2013) – Pelas lentes do fotógrafo Mauricio Vieira o espectador fará uma viagem imagética rumo à paz interior, guiada pelas 18 imagens Fine Art que abordam várias fases da vida humana. A mostra individual “Solitude” terá abertura no Museu da Fotografia (Solar do Barão)  no dia 15 de agosto e ficará em exibição até 22 de setembro.

O fotógrafo paulistano, radicado em Curitiba, propõe uma reflexão sobre o isolamento voluntário para se obter a paz interior. “O discurso imagético abrange desde a nossa concepção, infância e os medos, trabalho e o coletivo”, afirma. Vieira explica que a mostra traz também as fases reflexivas pelas quais as pessoas passam e ele revela as suas próprias conquistas nesse campo:  “A luz como entendimento, o renascimento como presente, a não-comparação, o encontro com a solitude e a plenitude para seguir a vida”, declara o fotógrafo.

As  imagens de “Solitude” são fruto de uma fase de  trabalho, iniciada a dois anos, que inclui  o aprofundamento de estudos em   Pós-graduação em fotografia na Universidade Tuiuti e da própria característica da natureza do  trabalho do fotógrafo. “Acredito que  a  solitude está presente na maior parte dos fotógrafos, a busca pela imagem que nos conforte e traga a paz do dever comprido. Desde que iniciei a fotografar a ausência de pessoas é uma característica do meu trabalho”, observa.

Vieira explica que quer chamar atenção  do espectador para  duas reflexões. “A beleza  que há no dia a dia e que passa desapercebida dos olhares apressados. E a segunda a respeito da relevância do   trabalho em tudo que se faz e que sem ele nada conquista-se, inclusive a solitude”.

Exposição “ Solitude” e Bienal Curitiba 2013

A exposição surgiu a convite da diretora do Museu de Fotografia, Ana Luisa Vaz, diretora do Museu da Fotografia e fará  parte do circuito da Bienal de Curitiba 2013 que iniciará no final de agosto.

Mauricio Vieira ressalta a relevância da  Bienal de Curitiba 2013 para o cenário artístico curitibano: “ É um movimento artístico muito importante  com  três meses  de exposições  – de  31 de agosto a  02 de dezembro  –  que  incorpora em seu calendário variadas atividades artísticas que acontecem na cidade,  é o caso da exposição  Solitude”, observa.

A mostra  “Solitude” tem um significado singular para Mauricio Vieira: “Expor no único museu de fotografia na América do Sul é importante para qualquer fotógrafo. Será também um reconhecimento do meu trabalho atual, a conquista de cada degrau nos dá um tempo para agradecer”.

Solitude e  as tendências de design de ambientes

Outro objetivo desse projeto é  levar a poesia das  imagens “Solitude” –   assunto  apontado como tendência no design e decoração para 2014, em  palestra sobre tendências  2014 (apresentada no evento Ponto de Encontro Profissionais de Marketing, último mês de  julho, promovido pela  Ponto Pessoal) – para  uso na decoração de residências e ambientes corporativos.

As imagens  Fine Art da mostra “Solitude” estarão à venda e  terão um conceito de pequena tiragem para colecionador/galerista: são  três formatos  com tiragem total de 18 reproduções.  Informações por telefone (41)3344-9084 e pelo e-mail contato@mauriciovieira.com.br

Sobre o fotógrafo Mauricio Vieira

O fotógrafo está radicado há quatro anos em Curitiba e profissionalmente divide-se entre a capital paranaense e São Paulo. Na última década, Vieira atuou na área de design gráfico para principais empresas do segmento – Walt Disney, Warner, Coca-Coca, TV Cultura, entre outras. Em 2012, ele expôs a mostra  itinerante“Av. Paulista, alma paulistana” de agosto a dezembro de 2012, em diversas estações de metrô na capital paulistana.

Vieira integra o grupo “Por falar em fotografia”, um grupo  que reúne-se  quinzenalmente, dentro do próprio Museu da Fotografia, com a participação de vários fotógrafos, na maior parte novos talentos, cujo  propósito é o  de falar sobre fotografia, divulgar o que está sendo produzido, para que o público em geral possa ampliar a consciência do papel da fotografia enquanto linguagem e arte.   O  espaço tem na coordenação  Ana Luisa Vaz, diretora do Museu da Fotografia.

 

Ficha Técnica: Mostra “Solitude” do fotógrafo  Mauricio Vieira

Galeria do Museu da Fotografia (Solar do Barão)  – (41) 3321-3260

Rua  Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Centro, Curitiba

Quando: 15/08 a 22/09, das 9h às 12h,das 13h às 18h

Abertura:  15/08, às 19h

Entrada franca

Links relacionados à pauta

Museu da Fotografia

http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/espacos-culturais/museu-da-fotografia-cidade-de-curitiba/

Mauricio Vieira  http://mauriciovieira.com.br/

Mauricio  Vieira Facebook: https://www.facebook.com/mauriciovieirax

Informações à imprensa

Contatos para entrevistas:  Vanessa Múrio (Relações Públicas) | contato@mauriciovieira.com.br | (41) 41 3344-9084 / 9671-6689 / 9833-6366  |contato@mauriciovieira.com.br

Assessoria de Imprensa /informações do press release: Jaqueline Pereira  |  contato@jaquelinepereira.com.br / www.jaquelinepereira.com.br

Comments are closed.