“Startup e Empreendedorismo” reuniu ecossistema de empreendedorismo para bate-papo com executivo da Google SP, na PUCPR

 

 

Startup e empreendedorismo reuniu empresários, empreendedores, professores e alunos para bate-papo com executivo do Google SP

Educação empreendedora informal de alto nível é apoiada pela Escola de Negócios da PUCPR que sediou mais um evento doGoogle Business Group Curitiba (GBG) Curitiba:  “Startup e  Empreendedorismo”. O evento aconteceu na última quinta-feira (30), no auditório John Henry Newman.

O evento “Startup e Empreendedorismo” teve como destaque o lançamento oficial do GBG Mulher (Google Business Group Mulher Curitiba) e contou com três painelistas: Luciano Palma (GBG Lead Brasil no Google), Fernanda Musardo (comentarista de tecnologia da RICTV Paraná) e Erica Marques (Manager do GBG Curitiba).

Segundo a manager do Google Business Group Curitiba, Erica Marques, “o objetivo do grupo  GBG Mulher é aumentar a participação das mulheres nas comunidades de fomento ao empreendedorismo do Google, ampliar a rede de networking que funciona e ajudá-las a ter mais sucesso e aproveitar a influência positiva da internet nos negócios, fortalecendo o empreendedorismo feminino em Curitiba”.

O Prêmio GBG Mulher Empreendedora 2014 foi concedido à jornalista, Jaqueline Pereira (assessora de imprensa, professora, diretora do Jaqueline Pereira Comunicação). “Dentre os critérios utilizados na escolha estão: participação dos eventos GBG e progressos na carreira/empreendimento a partir do aprendizado nos 21 eventos realizados. Jaqueline tem a alma do GBG – proativa; conecta pessoas, informa pessoas e inspira pessoas”.

Para a jornalista, com 18 anos de atuação no setor de comunicação empresarial, o prêmio significa a força da atualização constante. “É uma honra de receber o primeiro Prêmio GBG Mulher na faculdade onde cursei jornalismo. O GBG ajudou-me nesse caminho autodidata e de constante aprendizado, exigido no competitivo setor de comunicação empresarial”, afirma a jornalista.  Jaqueline completa que “o conhecimento e as trocas com empreendedores,  propiciados pelos  eventos do GBG, abriram novos horizontes para os negócios e carreira, corroborando para o ajuste, a atualização da  minha carreira unindo a comunicação tradicional à digital. E na prática fortaleci atuação profissional em marketing de conteúdo ”.

A jornalista adianta que em 2015 ingressa no time de docentes da PUC para ensinar estratégias de marketing de conteúdo.

Destaques sobre Startup e empreendedorismo  – O executivo do Google, Luciano Palma (GBG Lead Brasil na Google), abordou noções sobre a viabilização, incentivos financeiros e  consolidação de  startups e ainda revelou que o Google possui um braço de incentivo aos novos empreendimentos, disponibilizando três faixas de incentivo e aporte de investimentos para startups. Os interessados em informações podem contatar os executivos do GBG Curitiba.

Sobre Empreendedorismo feminino – A comentarista de tecnologia da RIC TV Paraná, Fernanda Musardo abordou a força histórica das mulheres nos eventos transformadores sociais – Anita Garibaldi e Princesa Izabel- , passando pelas mulheres da história recente –  Ruth Cardoso (foi esposa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso) e a pediatra e ativista Zilda Arns. E chegando na atualidade Musardo trouxe números mostrando a força da mulher nas compras online elas representam 55% das compras online (13,7% moda e acessórios;12,30% eletrodomésticos,9% de informática,8,9% de livros e assinaturas de revistas e jornais) . E apresentou quatro  casos de inovação no empreender feminino. No setor de serviços foram citadas a artesã de scrap books que comercializa álbuns de fotografia pelo facebook e  a costureira idosa que  passou a chamar clientes ativas pelo whatsapp. No setor de negócios virtuais foi mencionado o blog Partiu Plano B, da jornalista Vanessa Brollo,  que conta histórias inspiradoras de empreendedoras e  realizou primeira feira virtual. E para fechar mostrou   um caso de inovação e adaptação à economia digital: garota de programa que aceita a moeda virtual bitcoins.

*Fonte: Site PUCPR, publicado em 03/11/2014.

Comments are closed.