Divulgação de microempresas e startups na imprensa

Divulgar ao mercado serviços e produtos é um desafio que tira o sono de empresários/acionistas. Quando fala-se de pequenos negócios, o desafio é ainda maior. Se por um lado a comunicação  com a  imprensa é  essencial para chamar a atenção de consumidores, por outro os preços e a falta de conhecimento mantém  microempresários distanciados dessa ferramenta poderosa de marketing.

Esse artigo traz orientações de como iniciar uma divulgação de  microempreendimentos  para jornalistas, gerando citações da sua marca   por meio do processo de mídia espontânea.

Conheça  dicas  para iniciar com o pé direito a comunicação com os jornalistas.

– Presença impecável na internet:  ter uma “filial virtual”  é imprescindível para a existência de qualquer negócio. Porém,  mais do  que estar na internet, seu empreendimento precisa estar visível com imagem razoável – entenda-se  ter  layout apresentável, texto objetivo e bem escrito e bem revisado antes da publicação, facilidade de navegação e meios de contatos ativos (telefone e e-mail).

Gere  relevância para sua marca: atualize  o site do seu negócio, gere entradas no Google e alimentam o interesse dos prospects e clientes. Por atualização  entenda-se a  publicação de  informação de interesse dos clientes. Escreva textos que agreguem valor ao internauta que visitou o site, utilize expressões que facilitem os mecanismos de buscas do Google. Como  facilitar as buscas no Google? Alterne posts de informação úteis ao consumidor e informações institucionais de sua empresa (premiações, homenagens, melhorias na infraestrutura, patrocínio de eventos, parcerias, ações de responsabilidade social, treinamentos, lançamentos) e varie o tamanho dos textos.

–  Dialogue com a imprensa: cumpridos os dois  passos anteriores, é chegado o momento de analisar qual comunicação quer entregar ao mercado. Como quer sua empresa conhecida pelo mercado? Quais diferenciais de serviços/produtos? Essas respostas podem ser encontradas com o apoio de escritório de assessoria de imprensa. Atualmente, o  mercado tem prestado atenção aos pequenos negócios e às startups, consulte os fornecedores de assessoria de imprensa da sua cidade.

– Estratégia assertiva e profissional  com a imprensa: discuta com o seu assessor de imprensa a estratégia e o enfoque mais efetivo para conseguir espaço na imprensa. Esse trabalho deverá ser feito a quatro mãos. Cabe ao cliente explicar a realidade e portfólio de serviços/produtos e responder ao questionário do assessor de imprensa com várias perguntas sobre aspectos  essenciais sobre o negócio. Em cima das respostas do gestor, o assessor de imprensa cria o press release (texto em linguagem e formato jornalístico ressaltando o que existe de mais interessante sobre seu serviço para o grande público). Esse press release será distribuído a vários jornalistas.

– Como ser  notícia: para que um negócio seja apontado em reportagens ele deve ser exposto aos jornalistas pelos seus atributos que mais interessam ao leitor – ineditismo; utilidade do produto para resolver problema de grande volume de pessoas;  volume de investimentos no negócio e  geração de empregos; impacto social positivo para considerável número de pessoas etc. Quanto maior  for o número de critérios jornalísticos  que um  mesmo press release  reunir, maiores as chances da  empresa ser entrevistada. Atenção, nem sempre o que é relevante para sua empresa  é para os jornalistas e para o público leitor. Contar com a orientação de assessor de imprensa é fundamental para o sucesso da sua divulgação.

AUTORA – Jaqueline Pereira é jornalista curitibana,fundadora do escritório Jaqueline Pereira COMUNICAÇÃO.

Jaqueline Pereira, jornalista, assessora de imprensa.

Jaqueline Pereira, jornalista, assessora de imprensa.

 

 

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