Assessoria de imprensa: Crie relevância para sua marca com marketing de conteúdo

 Divulgar serviços e produtos é um desafio que tira o sono de empresários/acionistas. Quando se fala de pequenos negócios, o desafio é ainda maior por conta da limitação de recursos para marketing. Se por um lado a comunicação  com a imprensa é  essencial para chamar a atenção de consumidores, por outro os preços e a falta de conhecimento mantém  microempresários distanciados dessa ferramenta poderosa de marketing.

Esse artigo traz orientações de como iniciar uma divulgação de  microempreendimentos  para jornalistas, gerando citações da sua marca  por meio do processo de mídia espontânea. Conheça algumas regras para iniciar com o pé direito a comunicação com os jornalistas.

Mantenha sua presença impecável na internet:  ter uma “filial virtual”  é imprescindível para a existência de qualquer negócio. Porém,  mais do  que estar na internet, seu empreendimento precisa estar visível com imagem razoável – precisa  ter  layout apresentável, texto objetivo, bem escrito e bem revisado antes da publicação, facilidade de navegação e meios de contatos ativos (telefone e e-mail).

Atualize sites ,blogs e redes sociais: atualizar constantemente  todos os canais digitais de contato com seu público  gera entradas no Google e alimenta o interesse dos prospects e clientes.Escreva textos que agreguem valor ao internauta que visitou o site, utilize expressões que facilitem os mecanismos de buscas do Google. Como  facilitar as buscas no Google? Alterne posts de informação úteis ao consumidor e informações institucionais de sua empresa, varie o tamanho dos textos. Ora publique textos curtos, ora publique informação aprofundada, ora publique infográficos.

–  Dialogue com a imprensa: cumpridos os dois  passos anteriores, é chegado o momento de analisar qual comunicação quer entregar ao mercado. Como quer sua empresa seja conhecida? Quais diferenciais de serviços/produtos? Essas respostas podem ser encontradas com o apoio de escritório de assessoria de imprensa.

Desenvolva estratégias para relação com a imprensa:  converse com o seu assessor de imprensa a estratégia e o enfoque mais efetivo para conseguir espaço na imprensa. Esse trabalho deverá ser feito a quatro mãos. Cabe ao cliente explicar a realidade e portfólio de serviços/produtos, além de responder ao questionário do assessor de imprensa  sobre aspectos  essenciais a respeito do seu negócio. Em cima das respostas do gestor, o assessor de imprensa cria o press release (texto em linguagem e formato jornalístico ressaltando o que existe de mais interessante sobre seu serviço para o grande público). Esse press release será distribuído a vários jornalistas.

Transforme seu negócio em notícia: para que um negócio seja apontado em reportagens ele deve ser exposto aos jornalistas pelos seus atributos que mais interessam ao leitor – ineditismo; utilidade do produto para resolver problema de considerável número de pessoas;  volume de investimentos no negócio e  geração de empregos; impacto social positivo etc. Quanto maior  for o número de critérios jornalísticos  que um  mesmo press release  reunir, maiores as chances da  empresa ser entrevistada.

Espero  que você se inspire e comece a  desenhar  ações de assessoria de imprensa e comunicação com mercado. Até o próximo artigo!

  • Autora: Jaqueline Pereira é jornalista com mais 19 anos de experiência na comunicação de PMEs e grandes empresas. Graduada pela PUCPR,  especialista em Comunicação Jornalística pela Cásper Líbero. Desenvolve ações de divulgação estratégica  para PMEs, pequenos empreendimentos e startups. É  palestrante sobre media training, professora do Full Marketing (Centro Europeu Curitiba), e  sócia fundadora do escritório Jaqueline Pereira Comunicação. Foi editora de informativos da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (PR) e repórter da RBS TV (SC) e Rádio Jovem Pan-AM (SP).

 


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