10 dicas de Assessoria de Imprensa para turbinar marketing de carreiras e empresas

 

O tema tem sido apresentado na palestra “Assessoria de Imprensa como ferramenta de marketing” pela jornalista Jaqueline Pereira (assessora de imprensa, jornalista, professora do Centro Europeu) em palestras e seminários em Curitiba, desde 2011.

A jornalista  foi a convidada  do Ponto de Encontro Profissionais de Marketing para falar sobre o tema em 24/04/2013,em evento  promovido  mensalmente pela Ponto Pessoal (primeira agência de marketing pessoal do país), na Livraria Cultura, no Shopping Curitiba. Jaqueline é vencedora do I PRÊMIO GBG MULHER EMPREENDEDORA 2014 (programa oficial do Google/Google Business Group Curitiba), primeira brasileira a ser agraciada com o prêmio.

(Curitiba 24/04/2013 ) – Durante a palestra “Assessoria de Imprensa como ferramenta de marketing” a jornalista Jaqueline Pereira, apresentou as boas práticas de assessoria de imprensa para resolver os desafios concretos da exposição de carreiras e empresas em espaços editoriais (jornais, revistas, TVs, rádios, sites e portais noticiosos).

“As empresas e  os profissionais autônomos precisam comunicar ao mercado histórias relevantes que retratam serviços e talentos que façam a diferença para o cliente, para a sociedade”, recomenda Jaqueline. Ela completa ainda: “a assessoria de imprensa tem a função de fazer a ponte entre empresa-imprensa; gestão das relações com a imprensa; despertar o interesse dos jornalistas para  que as histórias relevantes sejam notícia positiva  ”, explica.

Conheça 10 dicas  de Assessoria de  Imprensa como ferramenta de marketing a favor da boa reputação de carreiras e  empresas.

O  “quarto poder”

A imprensa tem o poder de vigiar, construir, destruir e reconstruir marcas. O jornalista no exercício profissional tem o compromisso moral  com a  busca da verdade. Segundo  Thomaz Jefferson,   terceiro presidente dos  EUA (1787),  “Se coubesse a mim decidir se devêssemos ter governos sem jornais ou jornais sem governos, não hesitaria em preferir o último”.

O que é por que usar assessoria de imprensa

O serviço especializado de relacionamento e divulgação de notícias se propõe a contar a “história” da empresa aos jornalistas, colaborando para que as empresas figurem positivamente nos espaços editoriais e construam bons relacionamentos com jornalistas. E como consequência a marca mencionada na imprensa multiplica as oportunidades de negócios, parcerias e ascensão profissional.

Assessoria de imprensa ou espaço publicitário

Quando a empresa precisa contar a sua notícia em  espaços editoriais do seu segmento, a assessoria de imprensa é a opção mais acertada. Entretanto, considere que em tratando de mídia espontânea  inexiste o controle tanto do teor quanto da data da publicação. Já o anúncio publicitário permite o controle absoluto da mensagem, data e espaço de publicação, utilizando o apelo publicitário.

A cobiçada notícia

Para ser notícia positiva, tenha em mente que sua história (produto ou talento profissional) precisa atender a pelo menos dois a três critérios jornalísticos considerados na distinção que os jornalistas fazem do que é ou não notícia. Entre esses parâmetros estão: o ineditismo,  o incomum, a  utilidade pública da informação, o volume de pessoas afetadas,  tipo de expressão   (se cultural, se econômica, se tendências de grupos),  repercussão/impacto  na vida cotidiana do leitor, celebridade, serviços/produtos inéditos.

O valor da mídia espontânea

Quando uma empresa ou profissional  figura em espaços editoriais, isto  funciona como a melhor propaganda que se pode conquistar. Porque se trata de um reconhecimento do quarto poder.

Oportunidades de visibilidade

Mídia espontânea se conquista com informação relevante, de interesse público  e com informação precisa e bem apurada. O plano de presença na imprensa deve incluir ações novas vinculadas ao setor da sua empresa, a exemplo de criação de eventos, situações e aparições, projetos culturais, iniciativas diferenciadas no seu segmento econômico ou profissional.

Apoio da Assessoria de Imprensa  em crises imagem

Nos momentos de eventuais incidentes, erros, escândalos e boatos, a assessoria de imprensa pode ajudar na  defesa de uma marca frente à imprensa, construindo canais de diálogo com jornalistas e opinião pública – auxiliando a atender profissionalmente às demandas da imprensa  com os seus tempos curtos de resposta.

Chamado para entrevista, e agora?

Antes de entrevistas o melhor conselho resume-se em uma palavra:preparação. O ideal é que o entrevistado responda junto com a diretoria da empresa às cinco perguntas básicas relativas ao tema da  matéria: O que é ou aconteceu? Quando aconteceu? Como aconteceu?  Onde aconteceu? Por que aconteceu?  A quem interessou/afetou? Todas as perguntas da entrevista serão variações dessas seis.

Por que ter assessor de imprensa

Considerando  a importância e a complexidade dos veículos de comunicação para a  criação de referências positivas perante à  opinião pública,  o profissional mais preparado  para dialogar  com a imprensa – a respeito da sua empresa –   é outro jornalista, o assessor de imprensa.

Imagem é tudo, cada detalhe

A presença nas redes sociais é responsável pela primeira impressão que os jornalistas têm de você. A presença nas redes sociais precisa agregar informação relevante, e que seja espelho da sua imagem verdadeira, positiva. È importantíssimo que todas  as redes sociais sejam utilizadas  adequadamente, comunicando sua imagem de forma assertiva, coerente e discreta. Já o contrário pode arranhar  a  imagem profissional e de empresas. Como premissa deve-se ter em mente não  divulgar  nada que você não faria na vida real. Afinal imagem é tudo, cada detalhe. E a sua ou da empresa é formada tanto pela  postura aceitável socialmente que se demonstra no ambiente corporativo quanto na  imagem impressa nas atitudes e experiências da vida pessoal.

Perfil Jaqueline Pereira – é jornalista (graduada pela PUC-PR), palestrante, especialista em Comunicação Jornalística pela Cásper Líbero, assessora de imprensa com 20 anos de experiência em Curitiba e São Paulo, professora de marketing (Cursos Centro Europeu),especialista em marketing com ênfase em empreendedorismo. Foi editora de informativos da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (2010);  repórter e editora de prestigiadas TVs. Vencedora do I Prêmio GBG Mulher Empreendedora 2014 (programa oficial Google, promoção Google Business Group Curitiba).

Vamos conversar sobre assessoria de imprensa e como dar destaque a sua marca na imprensa?

 

*Autorizada a reprodução do texto com citação da  fonte: Jaqueline Pereira, jornalista, palestrante, assessora de imprensa. www.jaquelinepereira.com.br

Assessoria de Imprensa - Curitiba

 

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